terça-feira, 31 de julho de 2012

Um pouco de nós



Dona Nilde Gameiro é uma das principais facilitadoras dos trabalhos que no Instituto Arapoty, entre diversas ações destacam-se: plantio do canteiro de ervas medicinais, coordenação das festas de celebração à primavera e culto de agradecimento à mãe terra, participação nas vivências de orientação e manutenção da saúde através das plantas medicinais, rezas, cantos e danças. O trabalho sempre transita entre a busca da consciência do ser como um todo, a ativação das nossas memórias ancestrais e a transmissão de uma visão mais profunda da sabedoria ancestral e da diversidade cultural do Brasil, buscando assim também o nosso auto-conhecimento.
A idéia deste projeto é que essas ações na maioria das vezes esporádicas tornem-se regulares para tanto divulgaremos o trabalho para as mães, avós, curandeiras, benzedeiras, parteiras do município e trabalharemos em parceria com alguns profissionais que voluntariamente participarão de alguns encontros para compartilhar seus conhecimentos específicos e aprender com a sabedoria de Dona Nilde Gameiro, são eles: o escritor e terapeuta Kaká Werá (diretor do Instituto), a atriz, contadora de histórias e educadora Tatiana Zalla, o músico Leandro Pfeifer e outros parceiros.


Dona Nilde fala sobre a Tanchagem


segunda-feira, 30 de julho de 2012

UM POUCO DE NOSSAS AULAS











O Projeto


O Projeto Ancestralidade e Saúde é uma estratégia adotada para integrar práticas  preventivas de saúde no cotidiano das famílias e de comunidades. Essa Vivência propicia o desenvolvimento de competências como consciência do ser como um todo, realização de procedimentos simples de primeiros socorros; organização de hortas medicinais e farmácias domésticas, práticas de cantos, danças e contação de histórias originárias das matrizes ancestrais brasileiras e das memórias das participantes.
Consiste em vivenciar diversas formas de tratamento com ervas medicinais, com orientação teórica e prática, utilizadas pelos povos indígenas e afro-brasileiros às mães, avós, benzedeiras, parteiras e interessados em geral da zona rural do município de Itapecerica da Serra.